quinta-feira, 2 de julho de 2015

Consultório Picanteano

A Bé, está como eu, cheia de dúvidas. Logo eu que sempre quis ser uma daquelas tolas arrogantes e cheias de certezas, das que dizem aos outros como é que hão-de de levar para a frente a sua vidinha. Mas dizia eu que a Bé está com dúvidas e pôs-me a seguinte questão ali no post das crianças:
"Eu sei que cheguei atrasada que isto já é de ontem mas agora fico na dúvida se posso continuar com o blog ou se tenho de pedir à minha mãe.
E depois o meu filho é... como dizê-lo... troll! E a minha pequena ainda não sabe desenhar notas, nem lei nenhuma da física quântica. Mas sabe contar até 20 e dez.
O que fazer Picante? Responda-me por favor!! (Este blog é uma espécie de consultório, não é??!...)"

Ora então vamos lá resolver o problema da Bé. Preparados?

Antes de mais convém que fique claro que os nossos filhos são sempre muitíssimo avançados para a idade, além de terem um sentido de humor excepcional. Isto ainda que sejam meio lentos, como os da Nê, Percebido, Bé?
Agora que isto está perfeitamente claro para toda a gente, também é do conhecimento público que eles são como são por causa da genética. A genética do autor do blog, claro, seja ele homem ou mulher.
Como tal a Bé só tem que escrever sobre os disparates ditos excepcionalmente inteligentes de pequeno macaquito e de ensinar filha a desenhar dólares enquanto trauteia Bach. Continua com o blog mas convida senhora sua mãe para ser autora conjunta. O seu blog passa a ser um blog colectivo, que é uma coisa tremendamente chic e claro, nunca se esqueça, todos os posts de enaltecimento ao seu ego aos seus filhos, serão escritos pela senhora sua mãe. Isto é im-pres-cin-dí-vel!

E pronto. É isto. Espero ter ajudado.

(podem enviar mails sobre problemas e inseguranças amorosas, o meu sonho é um dia poder explicar à Adozinda que o Manel é um estafermo e ela uma idiota sem pinga de amor próprio...)

59 comentários:

  1. Não vou enviar mail mas tenho uma pergunta para fazer assaz pertinente e que reflete bem a minha insegurança diária no que toca à educação da minha criança.
    O meu filho perguntou-me há dias qual o seu signo. Eu, como mãe exclarecida e super despachada disse-lhe logo que era gémeos. Mas ele agora insiste em querer saber o signo do pai. Não lhe querendo mentir, mas também não o baralhar, debato-me com a ideia de lhe contar que o paizinho é aquário mas com aspecto de capricórnio (se me faço entender).
    Querida picante: como dizer ao petiz que nem sempre o que parece o é na realidade?

    ResponderEliminar
  2. Tantos génios!! Eu com um em casa e sem blogue para publicar os seus feitos. Mas, sendo este um consultório, pela certa, que dará para desabafar.
    Ora atentai:
    A minha linda criança no auge dos seus 7 anos, passou do 1.º ano para o 3.º ano (Ah... pois é!!). E hoje com os seus 10 anitos, finaliza o 5.º ano no quadro de honra da escola. Não é para todos... eu sei! Estais a ver porque o meu é muito melhor que todos os outros? Não vale a pena vir ripostar, é e ponto. Esquecia dizer que, sou uma verdadeira D.ª Dolores (Sim sim... abram lá as bocas de espanto) é que a minha criança foi considerada o melhor jogador na categoria dele num torneio de futebol... entre muitos outros prodígios. Pronto e por aqui me fico, vou só ali limpar a baba. Um beijinho Picante... obrigada por este desabafo.

    D.ª Dolores : -)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho é sobredotado e isso assusta-me imenso. Não percebo como é que todas as pessoas acham que isso é a 7ª maravilha do mundo.

      Eliminar
    2. É também uma cruz pesada para carregar, tanto para os pais, como para o próprio. Desejo tudo de bom, que encontrem sempre o melhor caminho e o equilíbrio possível. Beijinhos.

      Eliminar
    3. o outros em blogue tb eh um genio.

      Eliminar
    4. O meu filho não é sobredotado... é uma criança normalíssima. Tem capacidades impressionantes e aproveita-as muito bem. Felizmente nunca tive qualquer problema com ele.

      Eliminar
    5. O meu filho aproveita bem as capacidades que tem (para já) mas as mesmas não são "normalíssimas"... ele está neste momento com um desenvolvimento cognitivo 4/5 anos acima do esperado para a idade dele (tem 6 anos - quase 7 -, com um desenvolvimento de 11 anos).
      Tenho muito medo da desmotivação, das questões da socialização, etc...

      Anónima 2 Julho, 12.59h

      Eliminar
    6. Um beijinho para si e para o seu filho, Anónima das 12.59h
      Tudo a correr bem.

      Eliminar
    7. Obrigada pelas palavras Picante e anónimo 3 Julho às 00.01h.

      Eliminar
    8. Anónimo 3 de julho às 11:05, o meu neste momento tem 10, no início também tive bastante medo, chegou a andar em pedopsiquiatria e psicólogo mas, na realidade, a pessoa mais assustada era eu. Acredito que nem todos tenham o mesmo percurso e não estou livre que algo de menos bom venha a acontecer com o meu filho, aliás, cheguei a comentar com a psicóloga que achava que o meu filho tinha instintos suicidas - certas conversas, reações -, tentou sossegar-me e dizer que não, que o único problema é que a parte emocional não acompanhava a intelectual. E sim, tal como disse acima, felizmente, por enquanto, tem se mostrado muito normal e sim, aproveitado o que tem de melhor... as suas capacidades.
      E sim... espero que tudo corra pelo melhor para o seu filho e para si. (Sorriso)
      O meu comentário (1.º)... foi mais na brincadeira, lamento se, de alguma forma, a incomodou.

      Ass.: Anónimo 2 Julho às 09:48 (D.ª Dolores) e anónimo 3 Julho às 10:22.

      Eliminar
  3. Outra vez a mesma conversa? Arre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez a mesma conversa, anónimo? Arre!

      Eliminar
  4. Ahahahahahahahah ahahahahahahahah isto não se faz... Então o meu mais velho deriva uma das fórmulas matemáticas mais belas de sempre e tu vais-me desencantar uma história verídica com sanitas... Sinceramente... :DDDDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a história das sanitas!

      Eliminar
    2. A esta distância eu também me rio, mas naquele dia não achei assim taaanta piada. ;)

      Eliminar
  5. Querida Picante,

    Criei um blog e todo um circo em torno do nome da minha filha "Bolota". Entretanto, nasceu a "Cominho", que faço agora? Finjo que nada se passa e deixo o nome da piquena fora do branding, sob pena de um dia mais tarde ela se questionar se também fazia parte da família, ou espero que nasçam o "Seivador", o "Vidente" e a "Gaitana" e mudo tudo nessa altura para uma coisa com muito mais pinta?

    Dúvidas, só dú-vi-das!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahahah !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  6. Desenhar dólares - check
    Trautear Bach - check (ainda que com ligeiro "desafinanço", mas para o ano já vou inscrevê-la no cravo) - check

    http://i1132.photobucket.com/albums/m577/jonpaz/OhYeahDespicableMe.gif

    ResponderEliminar
  7. Ó Picante, digo, Ó Domestica, não pode dar uma ajudinha ali à Palmier ?

    (`pôs-se a fazer publicidade enlatada, e agora encerrou o blog )

    E agora , estou tão triste

    ResponderEliminar
  8. Aí os meus netos, filhos e netos de docentes são tão estupidozinhos! Deviam ser eruditos, dizer de cor e salteado o Estatuto da Carreira Docente, fazer estudos desenvolver o tema Ensino/Aprendizagem, mas não. São tão infantis, estas minhas Pulgas. Lamento, pois que no meu " berlogue" poderia contar em poucas palavras sucintamente as frases eruditas...caramba, sou uma triste com netos tristes! Mas sou sincera e não mentirosa nem inventiva. Mas há os super-egos os sobre dotados... Mas nesta idade apre do a filtrar a informação que leio e a duvidar até do menino jesus
    Kis Kis :=>}

    ResponderEliminar
  9. Picante, preciso mesmo da sua ajuda.
    Como tornar fashion-glamoroso-interessante-divertido a história de uma mãe, aliás avô, de um filho, desculpe, neto, com 21 meses que faz uma super-mega-cagada ao sair de casa de manhã (estando na hora sem folga para atrasos) que acabou com um banho da criança da cintura para baixo no bidé e uma mudança de roupa integral da roupa da mãe?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente sabe que as pessoas menos inteligentes são muito mais felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De uma certa forma é verdade.

      Eliminar
  11. Ahhh!!! Já percebi! Agora é que os meus magrinhos (ainda não chegaram a gordinhos) vão disparar umas piadolas inteligentes de cada vez que abrem a boca. Mas eu gostava, mesmo, era de saber como é que se arranja umas fériazinhas... mas num hotel à maneira, com piscina e spa. É que ando muito cansada. Eu e a minha mãe! Umas férias para as duas. Isso é que era de valor!

    ResponderEliminar
  12. Picante, ajude-me a pôr as criancinhas a render! Eu sei que é feio mas a vida não está fácil para ninguém e eu quero mesmo aqueles Manolo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. A minha gordinha (que, por acaso, é uma grande magricela) faz 9 anos amanhã e é um amooooorrrrrr... só tem que ficar caladinha para não se perceber a voz ainda 'abebézada' e os disparates próprios da idade. Já não consigo vestir-la com vestidinhos brancos e cheios de folhos... mas é toda radical, uma verdadeira maria-rapaz!!! (Também conta... ou não???). Enfim, tal com a Né, também tenho uma filha normalíssima.😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é maria-rapaz de andar a trepar às árvores como um macaco ou pratica rugby depois da aula de piano? É que faz toda a diferença.

      Eliminar
    2. Já não consigo vesti-la e não vestir-la!

      Eliminar
  14. Estou aqui com uma dúvida. O que é ser "marketeer" de formação??? Será que me pode esclarecer, Picante?
    Agradecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipocante Irrelevante Delirante2 de julho de 2015 às 12:48

      : a person or company that sells or promotes a product or service

      : a person or company that is associated with a specified kind of market


      de formação, sei lá, tirou um curso superior na área?

      Eliminar
    2. Pois, é isso que me confunde. Obrigada na mesma.

      Eliminar
    3. É uma pessoa licenciada em marketing.

      Eliminar
  15. Pipocante Irrelevante Delirante2 de julho de 2015 às 12:23

    Isto é por causa de um blog quadrangular (tipo os quadrados do jesus compostos por três jogdores)?

    Li aquilo assim de fugida.. é suposto ter piada, ou quê? É que sinceramente, não percebi o objectivo...

    ResponderEliminar
  16. Queria saber porque é que no feed o seu post aparece como "dolce e bichana"...uma pessoa fica baralhada...ou então já não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa agora! Então tu queres ver que os Tios são a Picante?
      É com cada surpresa nesta blogosfera!

      Eliminar
    2. É porque eu sou toda a gente dos blogs.
      Excepto os anónimos cretinos, claro...

      Eliminar
  17. Picante, agora a espreitar a sua caixa de comentários, vi um comentário no seu post anterior, feito por uma Cláudia, que não sou eu. Claro que existem muitas cláudias na terra, mas, normalmente, as pessoas que têm o mesmo nome de outras, quando comentam, costumam arranjar alguma forma de distinção. Ou assinam em vez de colocar logo o nome em lugar de anónimo, ou acrescentam um número, ou a inicial de um outro nome. Como não foi o caso e para que não existam confusões, passo, a partir de agora, a acrescentar o meu segundo nome, sempre que comentar.
    Já que estou aqui e para que não diga que nem sequer lhe comentei o post, aproveito para dizer que, como é de conhecimento geral, as crianças de todos, são por norma, "muito espertas" em comparação com as crianças dos demais. Pelo que a probabilidade das crianças de todos se encontrarem, normalmente, em idades equivalentes, no mesmo grau de esperteza, é muito forte. Eu sei...não devia ter dito isto...pode ser desolador (ora, mas no fundo, no fundo, é coisa que já toda a gente sabe).
    Boa tarde, Picante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eis que de repente o mundo acorda, deslumbrado, para este absurdo que é os não-anónimos serem afinal tão anónimos como os próprios dos anónimos!

      Eliminar
    2. A ver se eu percebi: a Cláudia do comentário anterior tinha obrigação de saber que, antes dela, uma outra Cláudia tinha comentado neste blogue e vai daí acrescentava um número e uma letra? É isto?
      Ainda que mal lhe pergunte: na primeira vez que aqui comentou, sem números ou letras que a distinguissem, teve o cuidado de assegurar que era a primeira Cláudia a comentar desde a abertura do blogue?

      Eliminar
    3. Confesso, Claudinha, que fui uma das pessoas que estranhou o comentário da outra Claudia. O meu pensamento foi "eh lá, a Claudinha passou-se, está cá uma atrevida, nem parecem coisas dela!".

      Eliminar
    4. Hoje, que tenho tempo e me apetece gastá-lo nos blogs, vou responder-vos. Quando comecei a comentar, não comentava aqui nenhuma Cláudia, até estranhei, porque o que não faltam são cláudias, mas acontece que não vi aqui nenhuma Cláudia e nos outros blogs nos quais comento, que são poucos, também, curiosamente, não existe a comentar mais nenhuma Cláudia. Como tenho a arrogância e ainda a presunção de achar que desenvolvi uma relação virtual simpática com os bloggers cujos blogs comento, gosto que eles saibam, que eu, sou eu e mais ninguém, agora que as outras cláudias que existem na terra também começam a existir nestes blogs.
      A outra Cláudia não tinha obrigação nenhuma, já eu, sou dada à exclusividade, deixem-me lá, há coisas piores, acreditem.
      Ah! anónima das 16:32, o mundo não acordou só hoje deslumbrado comigo, por favor, é coisa para durar já há muito tempo, eu também sou muito esperta... desde criança...que é lá isso...
      Boa tarde e fiquem bem.

      Eliminar
    5. Ehehehe boa Cláudia Filipa.

      Eliminar
    6. Claudinha, eu percebi bem que o comentário vinha de outra Cláudia. Nem era o seu género, nem o nome estava no início. Nada a temer.

      Eliminar
  18. A Picante não leva a mal que eu "interaja " (a palavra fica esquisita ) ?
    Posso dizer à Cláudia Filipa que tão bem conhecemos pelos melhores motivos, que é bem claro que a outra não é esta ? E aproveitar para dizer a esta Cláudia, única para os leitores daqui dos blogs, que a "avaliação das crianças de todos e dos demais" é uma preciosidade.
    Obrigada, Picante.

    ResponderEliminar
  19. Agora uma outra rosinha, para desenjoar: então a outra foi ali casar, casualmente como quem vai ali comprar um pacote de arroz à mercearia, sem avisar, apareceu "quem descobriu" (seja lá isso o que isso for) e logo por meso acaso um dos que "descobriu" foi justamente o Pau Fotógrafo? Diacho! Ele há coincidências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Josefa de Pombal e Brito Alvides da Cunha3 de julho de 2015 às 11:00

      Isto já se sabe, ele é Pau para toda a obra!

      Eliminar
    2. Cláudia Josefa de Pombal e Brito Alvides da Cunha?

      ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah

      Eliminar
  20. Muito obrigada, muito e muito obrigada! Estou agora mais descansada e pronta para uma nova vida nisto dos blogs. Se a questão for genética, então temos um problema (aqui entre nós que ninguém nos lê) espero que não saiam à mãe ou duvido que algum dia macaquita consiga passar do 30 e dez. Mas em podendo usar a família, acho que consigo resolver o problema. De qualquer forma, comecei hoje (estive a noite toda nisso) a trautear aos ouvidos de macaquita e acho que já obtive alguns resultados, amanhã publico, dado o avançado da hora. Com macaquito as coisas vão ser mais difíceis mas está neste momento a dormir com os auscultadores nos ouvidos com o The best of Bach sacado do youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre às ordens Be, em tendo mais dúvidas é enviar mail que eu respondo em post, sim?
      O início de uma nova carreira...

      Eliminar
  21. Minha gente, não vos consigo responder um a um. Adorava mas não consigo, as minhas desculpas.
    (mas fartei-me de rir com as vossas respostas, obrigada!)

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.