terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Se a Picante escrevesse cartas aos filhos seria assim..

Põe sempre o melhor de ti em tudo o que faças, não te preocupes se não fores o melhor, preocupa-te, sim, em fazer o melhor que fores capaz, dá atenção aos pormenores, eles fazem toda a diferença. Escolhe um desporto que gostes e aperfeiçoa-o, podes competir, há poucas coisas melhores que uma medalha ganha por mérito e esforço. Põe paixão em tudo o que faças, a vida é tão mais divertida assim... Respeita os mais velhos ainda que o que dizem te possa parecer tolo, eles já passaram por isso. Diz bom dia e boa tarde, agradece, sorri e olha as pessoas nos olhos, quando lhes falares. Dá algum do teu tempo aos desprotegidos, vais ver que se ganha em se dando. Quando tiveres idade, arranja um part time e viaja de mochila às costas, visita os monumentos mas não te esqueças de falar com as pessoas. Lê os clássicos, ensinar-te-ão coisas da vida, aprende a matemática e a lógica, vai ensinar-te a pensar. Não tenhas vergonha de errar ou de pedir desculpa, levanta o olhar e reconhece o erro, lembra-te de parar para reflectir, cada experiência traz uma aprendizagem. Corre riscos calculados, não tenhas medo de cair, estarei sempre cá para te ajudar a reerguer. Aprende a valorizar as coisas simples da vida, nada é garantido. Sê tu próprio, dá ouvidos à tua intuição e procura sempre o outro ângulo. Escolhe cuidadosamente os teus amigos, serão a tua segunda família. Lembra-te que nada é tão saudável como uma consciência tranquila e que, se fores feliz, será mais fácil que os teus também o sejam. Abraça os teus e ri-te sempre que puderes, ama sem medo e não te esqueças de o dizer alto. Dá Graças a Deus e aproveita todos os momentos altos que a vida te oferecer, é isso a felicidade.

(post adaptado de um comentário, feito pela minha pessoa, a um post de um blog que eu não vou identificar, por coisas cá minhas)

27 comentários:

  1. Parece-me que seria um filho muito bem educado e, acima de tudo, com mente aberta ao conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A informação é tudo na vida S com asterisco...

      Eliminar
  2. Ó valha-me Deus. Então mas não chega dizer e mostrar todos os dias? Temos mesmo de lhes escrever cartas? E é a metro, têm uma periodicidade certa, ou só quando nos apetecer? De qualquer modo podemos guardá-las só para eles, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende Mirone, se quiser mostrar que é uma pessoa extraordinariamente sensível e fofinha terá de escrever cartas, de preferência todos os meses que é para ninguém se esquecer.

      Eliminar
    2. Desde que a Mironinha não se esqueça, vivo bem com o esquecimento de terceiros. :)

      Eliminar
  3. Esta história está muito mal contada.
    Eu sei que explicar os posts, perde a piada....mas desta vez eu não atingi mesmo.
    Tu és a autora deste texto, certo? A minha alma está parvinha como só ela mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou a autora do texto, claro. Mas o texto foi adaptado de um comentário que eu fiz em resposta a um post de outro blogger. É o que está escrito em pequenino.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Placa, enviei-lhe um mail, dois na verdade..

      Eliminar
  4. Ooohhhh... A Picante tem coração!! :DDDD Posso-te roubar isto... Posso, posso, posso???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida afilhada, para ti... Tudo, rouba o que quiseres.
      M(adrinha)

      Eliminar
  5. Anónimo(a)
    Não vou publicar que não me apetece identificar a coisa, mas sim, tem razão, isto foi um comentário que eu fiz a esse post que leu (outros tempos...)

    ResponderEliminar
  6. Eu resumiria este post a um "sê feliz. acima de tudo, sê feliz".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é para isso que cá andamos?

      Eliminar
    2. É pois. Mas a um filho sabe sempre bem ouvir estas coisas.

      Eliminar
  7. Ohh denoto aqui uma certa influência de Mais Salgado na escrita! ;)

    ResponderEliminar
  8. Pronto! Eu sabia que escrevias bem e cá está mais uma prova :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei. Hoje Baby Caco faz um ano e também postei a minha carta para ele :-)

    ResponderEliminar
  10. Bonitas palavras que resultam num texto repleto de coisas boas!

    ResponderEliminar
  11. Bolas Picante! Posso enviar este texto aos meus filhos, posso?

    ResponderEliminar
  12. Falta no fim uma imagem com a mochila da Decathlon...

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.